Tecnologia e Odonto
Há alguns anos a agenda de papel era uma ferramenta indispensável nas mesas das recepcionistas de consultórios e clínicas odontológicas. Pequenas notas, durex, cola bastão, um fichário ou um armário arquivo… Talvez você nem se lembre, principalmente se for da geração Z, mas, acredite: mesmo hoje ainda há quem trabalhe desta forma.
Nesta época, a forma mais comum para um jovem recém-formado fazer-se conhecido em sua localidade era criar milheiros de cartões de visitas e distribuí-los aos parentes, amigos, empresas do bairro. Os pais mais engajados ajudavam com um anúncio na rádio da cidade ou uma meia página no jornal do fim de semana.
Já dentro do consultório, grande parte dos procedimentos eram extremamente manuais e, porque não dizer, artesanais. Nos últimos anos, a forma de “copiar” os dentes através da elaboração de moldes e modelos, bem como os materiais utilizados em ambos, vem sofrendo diversas alterações e melhorias. A moldagem foi introduzida para copiar as características da cavidade bucal e reproduzir os tecidos moles e duros da boca. Isso permitiu transferir uma situação clínica, dentro da boca do paciente, para uma bancada, permitindo um estudo detalhado, por meio de modelos em gesso.
No entanto, algumas “dores” ainda acompanham cirurgiões dentistas e pacientes. Nossa experiência no consultório mostra que aquela “massinha” desconfortável, que causa ânsia de vômito, é uma queixa de 9 em cada 10 pacientes. Já para os colegas de profissão, o tempo clínico e laboratorial despendido e o risco de infecção cruzada dos moldes, ainda são pontos negativos deste método tradicional com materiais de impressão, ainda tão utilizados nos consultórios odontológicos.
Neste artigo vou te mostrar como e onde a tecnologia entra no seu consultório e pode permitir que você otimize os seus processos, deixando mais tempo livre para você fazer o que ama: cuidar das pessoas.
Ao final do artigo, quero que seja capaz de olhar para a sua atividade de maneira mais abrangente. Que possa identificar os diferentes tipos de processos digitais que permeiam o dia a dia do seu negócio.
Espero que goste do material. Boa leitura.
Tecnologia e Odonto: Como ser descoberto?
Tendo iniciado sua carreira, o primeiro passo será alcançar visibilidade. Como dissemos na seção anterior, antigamente isso era feito quase que exclusivamente por meios tradicionais e físicos. Não digo que estes meios não são eficientes, pelo contrário. Você vai descobrir na sua carreira que o boca a boca, por exemplo, continua sendo um dos canais mais eficazes de marketing.
Contudo, com o aumento da concorrência e a presença cada vez mais massiva do público nos meios virtuais, muito em breve os meios tradicionais sozinhos não serão mais suficientes para garantir a sua agenda cheia. Isto também varia entre cidades maiores e menores. Mas é bom estar atento.
Assim, a tecnologia será sua parceira de primeira ordem para garantir que você terá trabalho a fazer no dia seguinte. Neste caso, a tecnologia se aplica por meio do marketing digital, por exemplo. Você precisará entender onde o seu público está no meio virtual e como falar com eles.
O comportamento nas redes também não é estanque. Novas redes surgem, outras desaparecem. Lembram-se do Orkut? Ou do Google Plus? Pois é. Desta forma, não vai bastar você criar um perfil em uma única rede e esquecer as demais.
Atualmente você precisará estar atento, pelo menos, ao Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter, YouTube e TikTok. E cada uma delas vai requerer uma estratégia específica pois seus algoritmos dão relevância de formas diferentes. Você poderá aprender a como lidar com cada uma ou pensar em terceirizar esta atividade para uma agência especializada.
De qualquer modo, leitura, habilidades de escrita, edição de imagens e manuseio dos aplicativos serão ferramentas valiosas para você se dar bem neste contexto.
Tecnologia e Odonto: Como me relacionar com os clientes?
Uma vez que construa uma carteira de clientes, não importa o tamanho, você deve estar ciente de que estes “clientes” não são pacientes únicos. Mas o que isso quer dizer? Bem, aqui na Talent, nós entendemos como pacientes aqueles que estão com um tratamento ativo na nossa clínica, mas, mesmo quando concluímos este tratamento, este paciente não deixará de ser nosso cliente. Nosso relacionamento não se encerra ao final de um único tratamento. Desejamos inclusive que este relacionamento perdure por toda a vida.
Para que possamos criar relacionamentos duradouros, muitos fatores são importantes. O primeiro deles é e sempre será a sua capacidade de atendê-lo de forma sobretudo humana, mas também sendo honesto, ético e tecnicamente perfeito. Mas além disso, com as recentes inovações tecnológicas, você deverá ser capaz de gerenciar todos os clientes da sua carteira de modo efetivo. E isso só será possível com o uso da tecnologia.
Você precisará adotar um sistema de software que te permita gerenciar todo o ciclo de vida da sua clínica de forma integrada. Os requisitos mínimos, indispensáveis, que um software destes precisará atender será:
- Cadastro de clientes
- Prontuário (com fotos)
- Agenda
- Fluxo de caixa
- Controle de estoque
- Alertas de retorno
- Emissão de relatórios
- Comissionamento de equipe
São desejáveis módulos de controle para:
- Envio de e-mails, SMS e Whatsapp
- CRM
- CRC
- Política de metas
- Controle de indicações
Sua carteira de clientes é o principal ativo do seu negócio. Com ela você poderá trabalhar campanhas, oferecer novos tratamentos quando forem necessários, apresentar novidades e muito mais. Mas, lembre-se: sempre pautado pela ética e bom senso.
Timeline e Fotografia Odontológica
Um outro aspecto em que a tecnologia pode te auxiliar de modo vigoroso será no ciclo de vida do seu cliente dentro da clínica. Para isso, a fotografia será uma importante aliada.
Adotando a fotografia em todo o ciclo de vida do seu paciente, desde o planejamento até a conclusão do tratamento e para todos os tratamentos que fizer com você, você será capaz de traçar uma timeline dessa experiência. Desta timeline você vai extrair uma série de ganhos importantes, entre outros, como:
Previsibilidade dos resultados;
Registro e Documentação dos procedimentos;
Auditoria;
Geração de conteúdo;
Autocrítica.
Dominando a tecnologia da fotografia e, mais do que isso, adotando o hábito por registrar seus procedimentos você estará alimentando um novo ativo do consultório, uma base importante de conteúdos que lhe servirão para gerar peças de marketing e criativos, permitirão auditar os tratamentos a qualquer momento, lhe auxiliarão a efetivar o fechamento de tratamentos na medida que você poderá projetar e dar visibilidade ao paciente sobre os resultados do tratamento e muito mais.
A Tecnologia na Prática Odontológica
Demonstramos como a tecnologia é extremamente valiosa nas “atividades-meio” do seu negócio. Mas veja, somente agora começaremos a falar sobre como ela pode auxiliar na “atividade-fim”, ou seja, na prática odontológica propriamente dita. São inúmeras as transformações tecnológicas que observamos nos últimos anos, vejamos alguns exemplos:
O desenvolvimento de novas tecnologias de escaneamento intraoral permitiu o surgimento de sistemas de criação e produção auxiliados por computador. Muito mais rápido e preciso quando comparado ao método tradicional, o escaneamento reduz o tempo de moldagem significativamente, elimina em grande parte as perdas e retrabalhos, além de dispensar custos com insumos para a confecção dos moldes.
Leia Também: Odontologia Digital
Mais uma importante inovação que recentemente ganhou aplicação na Odontologia foram as técnicas de impressão 3D. Para procedimentos que requeiram o modelo físico, estas impressoras permitem materializar o modelo digital em questão de minutos e com muita fidelidade.
As fresadoras também foram adicionadas aos laboratórios e consultórios complementando o fluxo digital. Com elas, é possível finalizar peças utilizando materiais definitivos de alta qualidade com precisão nanométrica.
Outro exemplo são os alinhadores invisíveis com planejamento computadorizado como a tecnologia trouxe um aprimoramento vultoso para a ortodontia permitindo a previsibilidade de resultados, além de conforto e estética para os pacientes.
Como acompanhar as inovações tecnológicas?
Nas seções anteriores nós passamos pelos pontos mais significativos dos avanços tecnológicos dos últimos anos. Existem inúmeros outros exemplos desse tipo mas não seria viável tratar de todos em um único artigo.
No entanto, demonstrando estes casos, espero que você tenha despertado para a necessidade de se manter sempre em movimento. Não se desconecte e procure sempre se atualizar. A velocidade das inovações não permite mais que nos acomodemos.
A melhor maneira de manter-se atualizado é utilizando os próprios canais digitais. Antigamente assinávamos revistas, jornais, nos inscrevíamos em malas diretas e etc.
Hoje está mais fácil. Aqui vai uma dica bem específica. Caso ainda não tenha feito faça o seguinte:
- Crie um perfil de e-mail exclusivo para este tema. Exemplo: seunome.odonto@gmail.com;
- Crie contas nas redes sociais exclusivas para este tema;
- Siga perfis específicos sobre inovação, ciência, bem como colegas que geram conteúdos que você considera valiosos;
- Adicione este novo perfil aos seus dispositivos móveis; É possível alternar entre contas nos aplicativos móveis de forma fácil;
- Crie o hábito de dedicar alguns minutos todos os dias para analisar as últimas informações. Por exemplo durante o café da manhã;
- Crie o hábito de anotar as dicas mais importantes em um local qualquer, mas que você possa consultar sempre que quiser. Exemplo: Crie um documento no Google Drive, ou notas no Evernote;
Dê valor aos hábitos.
Nos próximos artigos, falaremos mais profundamente sobre cada ponto abordado neste overview. Fique ligado.
Abraços!
Imagem em destaque: Photo by Quang Tri NGUYEN on Unsplash