Você sabia que o câncer de boca surge sem causar dor? É isso mesmo que você leu. Estima-se que a cada ano sejam diagnosticados aproximadamente 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil. O câncer de boca está entre as principais causas de mortes por neoplasias e o motivo principal, além da característica agressiva e invasiva da lesão, é a demora no descobrimento da lesão. Pacientes diagnosticados com lesões malignas ainda no estágio inicial, apresentam chances significativamente maiores de sobrevivência em relação aos diagnósticos tardios.
Mas como eu faço para saber se eu posso estar com uma lesão maligna? O câncer bucal surge geralmente como uma placa branca, uma lesão vermelha descamada ou uma úlcera que é uma espécie de ferida semelhante a uma afta com bordas endurecidas. Na maioria das vezes essas lesões são assintomáticas. Você sabe o que isso significa? Significa que o paciente não sente dor na região da ferida, o que pode levá-lo a imaginar que não se trata de uma lesão grave, e não procurar uma ajuda profissional.
Essas lesões podem aparecer em qualquer área da boca? O câncer de boca é um tumor maligno que pode afetar os lábios e outras estruturas no interior da boca como as gengivas, bochechas, a língua e o céu da boca. Por isso é muito importante que as pessoas se examinem periodicamente. Diante do espelho, é possível elevar a língua e avaliar o ventre lingual e o assoalho da boca. A região do palato (céu da boca) e a orofaringe (garganta) também são áreas que precisam ser investigadas.
Quem tem mais chance de desenvolver o câncer bucal? As maiores incidências do câncer bucal estão relacionadas ao uso do cigarro e ao consumo de bebidas alcoólicas. A associação dessas drogas pode potencializar o dano nas células teciduais, levar ao desenvolvimento de mutações nos tecidos e consequentemente a possibilidade de formação de lesões malignas. Além disso, a exposição frequente aos raios solares pode potencializar o aparecimento de lesões na boca, principalmente nos lábios. O uso de protetor labial é primordial para proteger desses danos.
O diagnóstico precoce é fundamental para salvar a vida do paciente pois aumenta a chance de controle da doença. É muito importante que as pessoas tenham o hábito de analisar a boca com frequência durante a escovação dentária para que possam compreender como é a sua anatomia normal. Para identificar a doença precocemente, é importante observar qualquer tipo de alteração na boca e realizar um acompanhamento. Ao encontrar uma ferida que não cicatrize no máximo em 15 dias, mesmo que não tenha associação de dor, é necessário procurar um dentista para a realização de um exame completo da boca. O dentista é o profissional indicado para orientar se haverá a necessidade de realização de uma biópsia.
O Grupo TALENT é uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida das pessoas. Esperamos que essas informações compartilhadas possam ajudar a salvar vidas. Compartilhe com as pessoas que você ama e nos ajude nessa corrente do bem. Cuidar do próximo é um dever de todos nós.
Leia Também: Extração de Sisos