Vocês já ouviram falar de cárie rampante? E cárie de mamadeira? Bom, a cárie rampante ou cárie de mamadeira acomete os dentes decíduos (de leite) de crianças que possuem o hábito de ingerir alimentos com um teor elevado de açúcares, como a mamadeira com acréscimo de achocolatados, por exemplo.
Os elementos dentários mais acometidos são os anteriores superiores por estarem entre os primeiros a irromper e estarem mais expostos durante a amamentação, o que não impede que outros dentes também possam ser comprometidos pelas lesões de cárie.
Estas lesões que afetam as crianças entre os 12 e 36 meses possuem uma evolução severa e extremamente rápida. Sua ocorrência precoce pode afetar diretamente a autoestima e comportamento das crianças no meio social, levando a desenvolver dificuldades de relacionamento com os demais. Além disso, a não intervenção imediata e a perda precoce dos dentes decíduos podem causar prejuízos no desenvolvimento dos dentes permanentes.
Leia Também: Extração de Sisos
O tratamento destas lesões e recuperação da autoestima é muito dependente da cooperação dos pais e responsáveis juntamente com a intervenção odontológica. Além de reabilitar os dentes que os pacientinhos perderam de forma antecipada, o dentista deve se preocupar em identificar e remover os fatores causadores, eliminando os maus hábitos.
Com isso, o grupo Talent reforça a importância de realizar a higiene bucal de nossas crianças, seguindo as recomendações do cirurgião dentista. Se ainda resta alguma dúvida ou tiver uma criança com esta situação, agende uma consulta para uma avaliação do caso e realização do melhor tratamento.