Se fizermos uma breve reflexão a respeito da evolução da Odontologia nas últimas décadas, fica fácil visualizar uma mudança de cultura, principalmente no que diz respeito ao atendimento dentro das “quatro paredes”. Se um dia os especialistas estiveram dentro de seus consultórios, recebendo pacientes por indicação de colegas generalistas, sou taxativo em dizer: isso não existe mais!
Se pensarmos na Timeline das especialidades odontológicas, estas estão presentes e fortes ainda hoje, de forma massiva, porém, dentro de clínicas de multi especialidades. Mas afinal, o que fortaleceu essa tendência?
A “humanização” do atendimento significa oferecer aos clientes uma forma de solucionar os problemas e questionamentos por meio de uma abordagem mais acolhedora e empática. No atendimento humanizado, valoriza-se o cliente enquanto indivíduo, buscando entender as suas dores e necessidades. Deixo então a pergunta:
Será que baseado nesse conceito, seu cliente prefere receber todo o tratamento em um só lugar? Ou prefere estar a cada hora em um consultório diferente, relacionando-se com equipes diferentes, “perdendo tempo” nesse trânsito caótico, só porque cada “especialista” está isolado dentro de seu ambiente de trabalho?
É justamente essa busca por conforto e praticidade por parte dos clientes que vive-se hoje uma nova era na Odontologia. E se falamos em conforto e praticidade.
Falar de Nova Odontologia é falar de Tecnologia
No último artigo tratamos sobre o desenvolvimento de novas tecnologias, como o escaneamento intraoral, e como essa ferramenta permitiu o surgimento de sistemas de criação e produção auxiliados por computador. Muito mais rápido e preciso quando comparado ao método tradicional, que envolvia a cópia das arcadas dentárias por meio da utilização daquelas “massinhas” de impressão, o escaneamento não só reduz o tempo e o incômodo de moldagem significativamente, como elimina em grande parte as perdas e retrabalhos, além de dispensar custos com insumos para a confecção dos moldes.
Mais uma importante inovação que recentemente ganhou aplicação na Odontologia foram as técnicas de impressão 3D. Para procedimentos que requeiram o modelo físico, estas impressoras permitem materializar o modelo digital em questão de minutos e com muita fidelidade.
Vejam o caso das fresadoras! Estas também foram adicionadas aos laboratórios e consultórios complementando o fluxo digital e são capazes de finalizar peças, utilizando materiais definitivos de alta qualidade com precisão nanométrica, em poucos minutos.
Bem, caros leitores, temos mais um ponto pra chamar a atenção de vocês. Não dissemos até aqui que a tendência passa por clínicas de multi especialidades, com emprego da mais alta tecnologia?
Neste artigo vamos falar sobre alguns modelos de negócio em Odontologia que se utilizam desses valores para alcançar o sucesso.
Clínicas “premium”
Para os olhares mais atentos, o momento demonstra que está ocorrendo uma expansão no setor no sentido da proliferação de clínicas de alto padrão ou as chamadas Clínicas Premium. Este modelo de negócios é, claramente, forte tendência nos últimos anos.
Saúde é um recurso escasso, todos nós sabemos que possuímos uma quantidade finita de saúde, pois, todos um dia deixaremos este mundo. Por este motivo, quando se trata de saúde, as pessoas tendem a não medir esforços para cuidar deste bem tão precioso. Esta é uma das várias explicações para o sucesso do segmento.
Neste modelo de negócios o investimento inicial e o custo operacional tendem a ser mais altos pois é preciso reunir equipamentos e tecnologias para atender à vasta gama de procedimentos à disposição dos pacientes. Além do que, o cuidado e a atenção personalizada terão custeio mais elevado para que possamos agradar a cada um de nossos exigentes pacientes.
Fornecer todo o espectro de procedimentos necessários para a finalização de um tratamento em um só local é, definitivamente, o supra-sumo do momento no que se refere à qualidade e satisfação do paciente. No entanto, nem todos os profissionais estão no mesmo momento da carreira em que esta modalidade de negócio seja uma opção.
Mesmo que este não seja o seu momento, compreender esta realidade vai ser de extrema importância para traçar estratégias que funcionam mesmo em consultórios menores. Falaremos mais adiante.
Franquias Odontológicas
Uma outra modalidade na Odontologia tem crescido muito no Brasil, principalmente em torno das especialidades que envolvem beleza e bem-estar. O surgimento de franquias com caráter “premium” é uma das opções mais acessíveis para aqueles profissionais da área – ou de qualquer área – que desejam ter o seu próprio negócio com o apoio e a marca de uma empresa de renome no mercado.
Mas afinal, o que é uma franquia odontológica?
Nada mais é do que uma rede de clínicas que seguem um modelo padrão de gestão. Isso quer dizer que a franqueadora (a responsável pela marca) compartilha seu modelo de negócio, cede parte de seus direitos intelectuais e fornece expertise para outros empreendedores em troca de parte dos lucros, também conhecido por royalties.
Com isso, o franqueado tem o direito de utilizar o nome da rede – dando o primeiro passo em parceria com uma marca renomada no mercado, e todos os processos desenvolvidos por essa rede. Durante o tempo de contrato, o empreendedor terá todo o suporte da franqueadora em relação a planos de negócios, ações de marketing, treinamento de equipe e projeções financeiras.
O Brasil e as oportunidades para o mercado odontológico em 2023
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que somente no segundo semestre de 2021, o mercado odontológico faturou cerca de R$ 9.6 bilhões de reais. Segundo dados da mesma associação, ainda houve um aumento de faturamento no mercado de franquias quando comparamos 2021 a 2022, com um avanço de 13,4%. Por isso, a projeção é de que os modelos de franquias odontológicas sejam uma das mais rentáveis do país para 2023.
Logo, seja você recém-formado, profissional mais experiente ou empreendedor que deseja se aventurar neste setor, a área é perfeita para garantir uma empresa de sucesso a médio e longo prazo em 2023.
Existem Alternativas?
Antes de continuarmos, se você chegou agora, este artigo é parte de uma série que preparamos para te preparar para a vida profissional ou até mesmo para aprimorar sua formação. Leia mais em Série Formação Profissional em Odontologia
Como dissemos anteriormente, nem todos estão no mesmo estágio da carreira e tudo bem. Isto é perfeitamente normal. Nem mesmo o mais bem sucedido dentista do mundo alcançou este patamar no primeiro dia da carreira. Muito pelo contrário. Abordamos isso no artigo sobre mentalidade: nossa carreira é uma maratona e todos temos que partir de algum lugar. É bem verdade que alguns já dispõem de fartos recursos mesmo antes da largada e isso é, de fato, um grande impulsionador. Mas, acredite, esta não é a única forma de chegar ao topo.
Se está iniciando a carreira, mantenha-se tranquilo. Comece devagar mas mantenha um ritmo constante de evolução. Se começar prestando serviço para terceiros, em clínicas, observe e aprenda a dinâmica de funcionamento e avalie se está se beneficiando da tendência das multi especialidades. Caso negativo, saiba avaliar se esta visão é aderente ao plano de negócios desta clínica. Você pode, inclusive, fazer sugestões, implantar novos processos e observar os resultados e isto irá somar-se ao seu conhecimento.
Prática muito comum é o colega recém formado realizar atendimento em consultório próprio dois ou três dias por semana, e o restante em clínicas de multi especialidades de terceiros.. Se for este o seu caso, saiba que você tem uma excelente oportunidade de intercambiar práticas que dão resultado, nas duas direções. Você pode “levar” para a clínica de multi especialidades o atendimento personalizado e empático. E “trazer” aquele procedimento operacional padrão eficaz, da clínica de multi especialidades para o seu consultório.
Leia Também: Mentalidade vencedora: Você tem treinado para se tornar bem sucedido?
Invista no seu principal ativo: Você
Enquanto isso, se ainda não atingiu a etapa para a expansão do seu negócio, não se permita estagnar. Manter um ritmo de evolução constante, lembra? Então, procure sempre investir em capacitação!
Dê o primeiro passo.
Comece pequeno.
Mas aplique desde o início um modelo de gestão financeira e de pessoas, as ações de marketing, a política de fidelização e pós venda iguais às dessas franquias.
O Grupo Talent oferece um curso voltado exclusivamente para a capacitação de cirurgiões dentistas que, como você, precisam se destacar para se tornar competitivo nesse novo mercado da Odontologia.
Nós podemos te ajudar.
Saiba mais clicando no botão abaixo: