Os terceiros molares ou mais comumente chamados de dentes sisos são os últimos dentes a se formarem e erupcionarem em nossa cavidade oral, e justamente por seu nascimento tardio é muito comum que não haja espaço suficiente para acomodá-los, podendo gerar incômodos como dor e inchaços.
De um modo geral, temos 4 terceiros molares sendo 2 superiores e 2 inferiores, que se localizam atrás de todos os outros dentes. Portanto, acontece muitas vezes de pacientes não apresentarem erupção e nem mesmo a formação destes elementos dentários.
Leia também: Implantes Dentários
Quando erupcionam totalmente ou parcialmente de modo que causem dores, inflamação ao redor da gengiva, mau posicionamento, cáries no dente adjacente ou dificuldade de higienização, é indicada após minuciosa avaliação, a extração destes elementos dentários, sendo um dos procedimentos mais comuns em cirurgia bucal. Existem situações em que os sisos se desenvolvem mas não aparecem no meio bucal, ficando intra ósseo e indicando na maioria das vezes a extração para evitar prejuízos de dentes e outras estruturas vizinhas a ele.
Desta forma, é extremamente importante agendar uma avaliação com seu cirurgião dentista para examinar seus sisos, pois através desta consulta e análise de exames radiográficos se dá a conclusão de necessitar ou não da extração, buscando sempre o bem estar e evitar danos a sua saúde bucal.
Por esses motivos o Grupo Talent recomenda: Não espere o siso incomodar! O dente siso pode causar complicações muito maiores do que apenas a dor que incomoda ao nascer, e é muito importante uma avaliação e atenção referente a sua situação, posicionamento e desenvolvimento.
Imagem em destaque: Photo by engin akyurt on Unsplash